terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Vinagre Orgânico

  1. Vinagre Orgânico
    . O Vinagre, apresenta as melhores linhagens de bactérias acéticas, responsáveis pela consistência destacada da coloração, pelo líquido encorpado e pela manutenção do sabor.
    . Preparado com frutas cultivadas organicamente, não apresenta resíduos agrotóxicos e guarda as propriedades benéficas das frutas originais.
    . Fornece ao organismo vitaminas, sais minerais e cerca de 20 aminoácidos, auxiliando o metabolismo e melhorando o aproveitamento das substâncias nutritivas. A preparação de saladas com limão, por exemplo, é menos rica: o limão contribui com parcela muito pequena no suprimento de vitamina C e o ácido cítrico é metabolizado apenas parcialmente pelo organismo. O vinagre, por sua vez, além de conter vitaminas do complexo B, é metabolizado rapidamente, não acidificando nem sobrecarregando as vias urinárias. Um bom vinagre é uma garantia de alimentação saudável;
    . Estimulação da circulação sangüínea: há estudos que confirmam a propriedade estimulante do vinagre na circulação sangüínea. A simples combinação entre um pouco de vinagre como Dom Spinosa, um pouco de mel e um copo de água, além de refrescante atua como um energizante natural.
    . O vinagre de maçã é o mais conhecido dos vinagres de frutas. Isso acontece porque ele é comum na Europa, mas há vinagres de outras frutas que são ainda mais ricos em propriedades para a saúde. Alguns deles guardam até mesmo a vitamina C das frutas originais.
    ORIGEM
    'Vinaigre' (do francês) era um termo aplicado para designar produto obtido pela acetificação do vinho. A palavra guarda ainda esta significação do passado, sendo porém ampliada, denominando também produtos semelhantes, obtidos a partir de outras matérias-primas. Provavelmente, a palavra constituiu-se a partir da combinação entre vinum (vinho, relacionado à uva) e acre (adjetivo proveniente de acrimônia, que significa “veemência de sabor e de cheiro”). A forma utilizada em português tem mais semelhança com a do catalão, “vinagre”.
    CONSUMO
    O brasileiro consome pouco vinagre: uma família de quatro pessoas gasta, em média, uma garrafa de 750 ml por mês de vinagre. O consumo brasileiro situa-se em 0,6 l/ano e na Europa é de 4,0 l/ano. A preferência do brasileiro varia de acordo com a região. Em São Paulo, consome-se mais o vinagre proveniente de vinho tinto, no Rio de Janeiro prefere-se o branco; e na região Nordeste elege-se o de álcool. O baixo poder aquisitivo e os custos consideráveis para a produção de vinagres finos fazem com que a população consuma uma variedade e quantidade bastante pequena de vinagre. Aliás, o produto mais vendido no país não chega a ser sequer vinagre. Trata-se de agrin, um composto menos elaborado, comprado pela maioria dos brasileiros, que o consomem como se fosse vinagre.
    VERSATILIDADE de USO
    O vinagre é utilizado desde a antiguidade, nas receitas mais diversas. Além de tempero, servia para melhorar a digestão, matar a sede, curar ferimentos e doenças, combatia a tristeza! Ao longo do tempo, os povos descobriram outras propriedades. Eis algumas delas, acessíveis com vinagres menos requintados:
    . Conservação de alimentos: estuda-se o vinagre até como conservante de carnes!
    . Desinfetante de ambientes: destrói germes e bactérias;
    . Lavagem de folhas verdes para saladas: mata microorganismos e parasitas;
    . Limpeza de pratos, vidros, cristais, panelas e frigideiras: o vinagre dá mais brilho;
    . Desodorizante: tira odor de vegetais (como brócolis), garrafas térmicas e marmitas;
    . Auxílio no cozimento e conservação de legumes;
    . Amaciante de roupas: vinagre deixa um cheiro suave e fresco;
    . Higienização de cabelos oleosos: tem efeito adstringente;
    . Lustra-móveis: solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça tira riscos da madeira;
    . Manchas em tecidos: solução diluída remove as manchas eficientemente;
    . Flores ficam frescas mais tempo com duas colheres de vinagre e outras duas de açúcar na água.
    Texto retirado do Site www.domspinosa.com.br
    Aproveite para conhecer os sabores diferenciados de Vinagre Orgânico que o Grupo FlorAli pode oferecer!

Nenhum comentário: