segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Mel é o produto apícola mais conhecido, é uma substância doce que as abelhas produzem através de um complicado processo de elaboração, em que retiram o néctar das flores e os sucos açucarados das plantas, assim como as secreções doces dos pulgões (mel de melato).
As abelhas absorvem, com a trompa, o néctar e depositam-no no seu estômago, voltam à colmeia para o entregarem ás obreiras jovens, regurgitando-o repetidas vezes e deste modo o néctar é enriquecido com fermentos, ácidos e albumina.
É um alimento energético de alta qualidade . A ingestão do mel permite uma alimentação imediata e intensiva de todo o sistema muscular, especialmente os músculos do coração, através da glicose invertida.
Por outro lado, a frutose, o açúcar dos frutos, existente em grande quantidade no mel, é armazenado no fígado na forma de glicogénio para ser utilizada quando o organismo dela necessitar..
Por essa razão é uma fonte energética muito importante para os atletas e para os idosos.
O mel possui a maioria dos elementos minerais essenciais para o nosso organismo.
Foram já encontradas, no mel, mais de 180 substancias nutritivas diferentes.
Há mais de 200 mil anos que o mel é consumido como alimento e está rodeado de lendas que lhe atribuem virtudes curativas e nutritivas.
Uma propriedade plenamente reconhecida do mel é o seu poder anti-séptico que unido ao seu poder demulcente, fazem do mel um excelente cicatrizante e protector da pele, sendo muito utilizado topicamente em queimaduras e feridas.

CURIOSIDADES

Num templo grego, construído no século VI ac, foi descoberto em escavações perto de Nápoles, várias ânforas que continham mel de abelha em perfeito estado de conservação depois de 2600 anos.
No século I, os Chineses, Hindus, Árabes e Celtas curavam a hidrofobia com chá de abelhas: 12 a 15 abelhas mortas, em água, duas a três vezes por dia.

Os Romanos consumiam muito mel e também o utilizavam para a conservação de frutas e peixe (era guardado em ânforas e depois coberto de mel).

Diariamente uma abelha percorre 40 km e visita cerca de 7200 flores para produzir 5 gramas de mel.

Quando os antigos Egípcios faziam as suas expedições, conservavam a carne em barricas cobertas de mel.

No tumulo de Tutankhamón foi encontrado em 1922, em perfeitas condições, várias vasilhas com mel, apesar dos 33 séculos percorridos.

Quando Alexandre Magno morreu na Babilónia, foi transladado até à Macedónia dentro de um recipiente cheio de mel e o cadáver conservou-se intacto.

A chamada "Lua de Mel" tem a sua origem no costume romano em que a mãe da noiva deixava em cada noite, na alcova nupcial, á disposição dos recém casados, um pote de mel para "repor energias". Esta prática durava toda a lua.

Numa experiência realizada em 1971 se demonstrou que pedaços de peixe, rim, fígado e outros tecidos de origem animal cobertos de mel, conservaram a sua frescura à temperatura ambiente durante quatro anos, enquanto que os pedaços cobertos de "mel artificial" (mistura de açucares com glicose e levedura em solução fisiológica) começaram a decompor-se ao oitavo dia.

Em 1872, o explorador alemão J.Ebers encontrou no Egipto um rolo de papiro escrito 1500 anos AC que contém uma série de receitas contra diferentes doenças, no qual o mel figura como elemento principal entre os medicamentos prescritos.

Numa recente pesquisa, ficou demonstrado que das 100 pessoas com mais de 100 anos, mais de 80% usavam mel na sua alimentação.
A acção do mel sobre a longevidade humana deve-se não só à sua alta acção energética, mas essencialmente aos enzimas, vitaminas e á presença de elementos químicos, importantes para o bom funcionamento do organismo humano.

Indicações:
Afecções do aparelho respiratório
Cãibras
Perturbações intestinais
Digestão dificil
Garganta irritada
Irritação das vias urinárias
Pele gretada e cieiro
Irritação dos olhos
Carie dentária
Doenças do fígado
Dores reumáticas
Fadiga física
Insónia
Prisão de ventre
Queimaduras da pele
Úlcera de estômago
O mel vai passando de "boca em boca" para lhe ser retirada água e ser enriquecido com várias substâncias contidas nas suas mandibulas, até atingir o grau de maturação.
Quando o mel está maduro as abelhas fecham os favos que o contêm.

[ Mel - Alimento com Propriedades Terapêuticas A história nos dá conta que as propriedades alimentícias e terapêuticas do mel já eram conhecidas empiricamente pelos povos da antiguidade. Naqueles tempos remotos fazia-se abundante consumo de mel como alimento promovedor de longevidade e também já se usava o mel na arte e ciências de curar. Alimentando-se de mel, Pitágoras, o célebre filósofo e matemático grego que nasceu certa de seis séculos antes de Cristo, viveu noventa anos, como outros longevos consumidores desse produto. O vigoroso imperador Augusto afirma que o segredo de sua boa saúde residia em usar óleo externamente e mel internamente. Celso, que foi um dos grandes vultos da medicina no primeiro século da era cristã, já afirmava, com base em seus experimentos, que o mel agia como conglutinante sobre as feridas e que atuava como detergente e resolutivo sobre a pele.Em nosso tempo, fase da tecnologia e da comprovação científica, inúmeros laboratórios de pesquisa vem se dedicando ao estudo e desenvolvimento de produtos à base de mel e outros produtos apícolas como a própolis, a geléia real e o pólen, enquanto grandes autoridades médicas, apoiadas em pesquisas sérias e confiáveis, passam a reconhecer as virtudes nutritivas e terapêuticas desse alimento milenar e que vem espalhando os seus benefícios através das civilizações. O mel é um dos alimentos mais puros e ricos da natureza, mas seu consumo como alimento cotidiano infelizmente caiu em desuso com a descoberta e divulgação do processo de fabricação do açúcar, trazendo grandes prejuízos para o homem, tanto do ponto de vista nutritivo quanto terapêutico.Portador de importante ação bactericida e dotado de uma composição química privilegiada, o mel é superior ao açúcar refinado em todos os sentidos e pode, tranqüilamente, substituir o açúcar em qualquer receita. Enquanto o açúcar encerra somente poder calorífico, de combustível, o mel não apenas supre calorias, mas também vitaminas e sais, verdadeiros medicamentos que tonificam e vitalizam o cérebro, os nervos, os músculos e os ossos.
Composição Química do Mel
Em cada 100gr o mel fornece 314 caloria, o que torna um alimento extremamente energético. Para ter-se uma idéia do valor alimentício e terapêutico do mel, basta verificar a sua composição química, onde são encontradas mais de 70 substâncias diferentes, entre as quais figuram enzimas, aminoácidos, hidratos de carbono, vitaminas A, B1, B2, B5, C e os sais minerais mais importantes, como o potássio, o fósforo, o cálcio, o sódio, o ferro, o cobre e o manganês. Para avaliar o seu valor nutritivo, basta saber que um quilo de mel é igual a:
- 5,400 kg de maçãs; 4,500 kg de ervilhas; 2,600 kg de peixe fresco; 1,400 kg de carne de porco; 1,200 kg de pão; 1,000 kg de nozes; 780 g de queijo; 50 ovos; 25 bananas e 40 laranjas.Sendo um dos alimentos mais completos da natureza e portador de propriedades terapêuticas importantes, o mel, se usado regularmente por pessoas de todas as idades e diferentes atividades, pode nutrir, prevenir doenças, dar mais energia, mais vivacidade, mais capacidade física e intelectual, além de ajudar a beleza da pele. Um tipo de mel que pode ser bastante útil no dia-a-dia é o chamado mel Silvestre. Ele é recomendado para uso cotidiano porque é feito com mel de várias plantas e suas propriedades nutritivas são bem balanceadas.

Própolis
Essa resina colhida pela abelhas em diversas plantas concentra grandes quantidades de óleos essenciais e pólen. Por ser portadora de ação bactericida e bacteriostática, exerce a função de um antibiótico natural. Atua na formação de anticorpos, mata e impede a formação de bactérias e ajuda a aumentar a resistência orgânica. Apesar das pesquisas científicas só terem se identificado nos últimos 30 anos, o conhecimento das propriedades medicinais da própolis remonta à época dos egípcios, que a usavam no embalsamamento dos faraós para conservar seus corpos. A própolis não tem qualquer contra-indicação e para o tratamento de gripes, resfriados e afecções respiratórias (como laringite, rouquidão, faringite, rinite, sinusite e bronquite) pode ser usada em gotas ou misturada ao mel. A bala de própolis e a própolis em spray, são dois derivados que servem principalmente para as afecções da boca, garganta e combate à tosse.
Repelentes Ecológicos
Além de incômodos, muitos insetos são também preocupantes, pois suas picadas podem provocar alergias ou mesmo transmitir o vírus de doenças como dengue, chagas, febre amarela, e malária, trazendo vários transtornos para a pessoa infectada. A transmissão do vírus tanto quanto o processo alérgico ocorrem através das secreções (saliva e fezes) inoculadas na pele pelos insetos.Para evitar os insetos e riscos desse tipo você pode fazer uso de repelentes convencionais ou contar com a ajuda de uma nova geração de repelentes - os chamados repelentes ecológicos.

O mel das abelhas
O mel é um produto açucarado, de sabor geralmente agradável, de altos valores energéticos, alimentar, terapêutico e também é utilizado em produtos de beleza. É produzido pelas abelhas, com o néctar que colhem das plantas.Existe, também, o falso mel, que as abelhas podem fabricar com a sacarose existente em xaropes, caldo de cana, etc. Podem produzir um falso mel com a "melada", que é um líquido doce, secretado por algumas cochonilhas e pulgões, resultando num produto escuro, com reflexos esverdeados e sabor desagradável.Algumas características do mel são:- consistência : de quase sólida à líquida como água (mel "verde");- densidade : entre 1,410 a 1,550 por cc;- cor : de branco ou pérola a pardo ou vermelho;- sabor : de ácido a doce ou amargo, conforme a planta que produziu o néctar;- aroma de acordo com a planta;- teor de açúcar de 80% (mel maduro e conforme a planta), tendo sacarose, levulose, glicose, etc., o primeiro em pequena porcentagem, podendo até desaparecer, porque a invertase o transforma em levulose e glicose;- só o mel puro cristaliza (açucara);- possui atividades bactericidas;- seu pH é, em geral, de 3,6 a 4,2 sendo, portanto, ácido, mas varia de 3,2 a 4,9;- tem apenas vestígios de ácido fórmico;- quanto mais sais e nitrogênio, mais escuro é o mel.O sabor, como já mencionamos, depende da planta que forneceu o néctar e, por essa razão, temos méis mais doces (macieira), amargos (cangerana) e ácidos. Os demais méis costumam receber nomes populares como mel pimenta (de hortelã-pimenta), mel baunilha (cambará-do-campo), mel fedorento (herva lanceta), etc.As abelhas colhem o néctar começando sempre pelo melhor e só quando sua fonte está esgotada é que passam para outra. Por esta razão, cabe ao apicultor disponibilizar boas fontes de néctar para que as abelhas possam produzir mel de alta qualidade e gerar bons lucros para o criador.


Melhor comprar mel de boa procedência, indicada por alguém que vc conhece e confia.Dizem que o bom mel é aquele que cristaliza, mas os "batizados" tb acabam criando essas cristalizações com o tempo.Vá experimentando e quando encontrar um que seja bem encorpado e tenha um bom sabor, adote esse fornecedor .

O mel puro açucara com facilidade e o mel batizado fica xarope sempre. O mel é altamente medicinal e nutritivo, saudavel.Conforme a florada na qual a abelha pousou , assim será o sabor e as propriedades medicinais: eucalipto para vias respiratórias, silvestre, laranjeira, mas todos igualmente nutritivos.

Um teste simples é colocar um pouco do mel num recipiente de vidro na geladeira. O mel verdadeiro e sem adição de glucose vai cristalizar. Se ele não cristalizar é mel "batizado" com açúcar. Os testes quanto ao poder nutritivo são mais complexos. Vc pode acessar o site da anvisa, www.anvisa.com.br e lá entre no tópico alimentos. Vai ver toda a legislação a respeito e as exigencias tecnicas na análise do mel.

Motivos para comer mel Saboroso e cheio de nutrientes, o mel é um ingrediente marcante e de sabor peculiar na culinária. É de fácil digestão, sendo absorvido rapidamente pelo organismo. O sabor, a consistência e a tonalidade do mel variam de acordo com a flor, a época de coleta e a estação do ano. Pode ser monofloral (quando a abelha retira o mel de uma única espécie de planta) ou polifloral (quando o mel deriva de várias espécies de plantas).Na culinária, pode ser usado nas preparações doces ou salgadas e no nosso dia-a-dia entrar como substituto do açúcar para adoçar bebidas em geral e acompanhar frutas.Por absorver com facilidade a umidade do ar, deve ser armazenado em local seco e arejado dentro de potes bem fechados.

Nenhum comentário: