segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Arroz é Vida!

Arroz é vida!"
2004 - Ano Internacional do Arroz Todo ano a Organização das Nações Unidas (ONU) tem um lema, uma proposta de reflexão que seja de importância mundial. E 2004 foi escolhido para ser o ano do arroz, um alimento que sustenta!
E não sustenta só você e sua família: sustenta também a economia de muitos países em desenvolvimento. Mesmo com tanta fome e desnutrição no mundo, o cultivo do arroz não pára de crescer na África, alimentando milhões de pessoas. Na Ásia, o arroz é matéria-prima básica no preparo das refeições e supre 60 a 70% das calorias na dieta de mais de dois bilhões de pessoas.
Além de ser uma estatística significativa quantitativamente, esse número também é qualitativamente importante, sabe por quê? No meio desses mais de dois bilhões de pessoas que retiram do arroz sua energia diária, existem cerca de 530 milhões de pessoas que não vivem com mais do que um dólar por dia. E o arroz entra aí como um alimento de preço mais acessível, e também uma opção saudável, para esse grupo sem muitas opções na hora de se alimentar.
É por essas e outras que o lema das Nações Unidas este ano é: "Arroz é vida"!
Valores nutricionais
O arroz é composto principalmente de amido, que nos fornece energia para fazer atividades físicas e dá o combustível para nosso corpo funcionar. A porcentagem de proteína é relativamente pequena (cerca de 7%, dependendo da variedade do arroz). Contém ainda cerca de 12% de água e alguns sais minerais.
Mesmo não sendo um alimento rico em vitaminas, o arroz tem como diferencial sua fácil assimilação pelo organismo. É muito difícil alguém ter uma indigestão com arroz e, o que é melhor: arroz combina com quase tudo!
Acompanhe na tabela abaixo a composição nutricional de alguns tipos de arroz, conforme divulgado pela Food and Agriculture Organization (FAO), uma organização ligada à ONU que trabalha com informações sobre alimentos e sua produção no mundo. Confira:
Conteúdo nutricional de alguns tipos de arroz.

Tipo de Arroz Proteínas Ferro Zinco Fibra
(g/100g) (mg/100g) (mg/100g) (g/110g)
Branco 6,8 1,2 0,5 0,6
Marron 7,9 2,2 0,5 2,8
Vermelho 7,0 5,5 3,3 2,0
Roxo 8,3 3,9 2,2 1,4
Preto 8,5 3,5 - 4,9

Fonte:Rice Human Nutricion – FA0(2004)

Nenhum comentário: