quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Fosfina:Componente Químico encontrado em Todos Os Tipos de GrãosConvencionais Fique Alerta!

Fosfina é um dos componentes químicos mais utilizados pelos agricultores para todo o tipo de plantação em grãos, desde o plantio até o armazenamento. Voce pode imaginar o quanto os produtores já podem ter ingerido este tipo de veneno só para que voce não tenha aqueles "gorgulhos" no seu arroz?
O Simples ato de abrir o pacote de arroz e expor ao sol , os gorgulhos já saem, outra opção é colocar os pacotes em ambientes mais frios, os gorgulhos aparecem porque se desenvolve com oxigênio. Se o seu arroz não tem veneno ele aparece,porque os "ovos eclodem" devido ao armazenamento e a humidade.
Mas como na goiaba, "bicho de goiaba, goiaba é" se voce lavar o arroz, refogá-lo ou cozinhá-lo, eles sairam sem deixar nenhum resquisio, até porque eles só foram mais expertos que voce, chegaram lá primeiro.
E como a Fosfina é um produto pouco conhecido do público em geral, temos o texto mais curto que pude achar sobre o tema, segue...
FOSFINA:Gás incolor, altamente tóxico e inflamável à temperatura e pressão ambiente. Rapidamente paralisa o sentido olfativo. Em concentrações altas pode ser considerado pirofórico devido à presença de traços de difosfina pirofórica. Possui odor de peixe podre. Acondicionado em cilindros à pressão de vapor de 41,6 kgf/cm2 man. a 21oC.

Durante o armazenamento, entre os fatores que determinam as perdas dos alimentos, a incidência de pragas se destaca por ser a maior causadora de perdas físicas de grãos e subprodutos, além de ser responsável pela perda na qualidade no momento que são destinados à comercialização e ao consumo. O controle dessas pragas tem sido feito utilizando-se inseticidas. Entre os produtos empregados, se destaca a aplicação de fosfeto de alumínio que, em contato com a umidade do ar, reage e libera a fosfina. Esta operação é denominada de fumigação.

A utilização da fosfina, como fumigante para grãos e subprodutos, foi estabelecida na Alemanha em 1937 e continua sendo a técnica mais empregada no controle de todas as fases de vida, ou seja, ovos, larvas, pupas e adultos das principais espécies de pragas dos alimentos armazenados. Isto se deve segundo REICHMUTH (1990),a algumas vantagens, tais como a segurança e facilidade de manuseio das formulações; sua eficácia em baixas concentrações; baixo nível de resíduos nos grãos; degradação rápida e, se adequadamente aplicada, não é deletéria ao meio ambiente.

A fosfina é um gás de baixo peso molecular (34), peso específico igual a 1,214 ( Ar = 1 ) e alta pressão de vapor (42 atm) (AFHB e ACIAR, 1989). Essas características favorecem a distribuição uniforme do gás no material a ser fumigado (grãos, sementes, farinhas etc.) e grande facilidade de escape mediante ventilação. Quando pura a fosfina é incolor e inodora (MONRO, 1980; AFHB e ACIAR, 1989). O odor característico do carbureto se deve a presença de materiais adicionais, tais como carbamato de amônio e catalisadores, que desprendem, ao mesmo tempo, dióxido de carbono e amoníaco, que servem para diluir a fosfina, reduzindo o perigo de combustão e ainda com indicadores da presença de fosfina no meio ambiente (MONRO,1980). A equação química desta reação é a seguinte:

PERIGO PARA O HOMEM E ANIMAIS DOMÉSTICOSMantenha fora do alcance das crianças: "PERIGO - VENENO". Pastilhas e sachet de fosfeto de alumínio e seu pó residual podem ser fatais se ingeridos. Não permita que entrem em contato com os olhos, nariz, pele ou roupa. Não coma, beba ou fume durante a aplicação do produto. Quando uma garrafa é aberta, inicia-se a reação do fosfeto de alumínio, liberando gás fosfina, extremamente tóxico. O contato do produto com água, ácidos e outros líquidos acelera esta reação. A fosfina pura é um gás inodoro, o odor de carbureto ou alho é devido a um gás alarmante.Sob certas condições o odor de carbureto ou alho pode não ser notado, isto não significa que a área esteja livre da presença de fosfina.

A fosfina é um gás inodoro, portanto, o odor de etileno "carbureto" (gás de alerta) é para alertar as pessoas que trabalham com este produto ou se encontre nas proximidades dos locais onde a mesma está sendo usada, que a fosfina está no ambiente.
A pastilha do inseticida começa a liberar o gás venenoso uma hora após entrar em contato com o ar, entretanto, dependendo das condições de temperatura e umidade, este tempo pode ser mais reduzido. Neste sentido, aconselha-se que a distribuição do produto pelas sacarias, seja o mais breve possível e, após a aplicação, evitar a presença de pessoas e animais no local.

Nenhum comentário: