segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Licuri (Syagrus coronata): Uma planta de importância econômica, cultural e social de um povo

Licuri (Syagrus coronata): Uma planta de importância econômica, cultural e social de um povo
Profª MSc Generosa Sousa Ribeiro1
Josenaide de Souza Alves2

A palmeira Syagrus coronata é uma planta nativa do sertão da Bahia e seu fruto é conhecido popularmente como licuri. Esta espécie tem uma notória preferência de propagação em regiões secas e áridas da caatinga, abrangendo o norte de Minas Gerais, ocupando toda porção oriental e central da Bahia, até o sul de Pernambuco, incluindo os Estados de Sergipe e Alagoas (Noblick, 1986).
De sua amêndoa (coco) são produzidos diversos itens alimentícios. Dentre eles, a cocada, a paçoca, o óleo, o leite-de-coco, aperitivos doces e salgados, etc. Também são produzidos artesanatos, como: esteiras, bolsas, chapéus etc. O coco é também utilizado como ração animal e sua casca como combustível de fornos à lenha.
O licuri tem sido uma importante fonte de alimento e sustento para diversas comunidades do semi-árido baiano, dentre elas a comunidade de Jaboticaba, distrito de Quixabeira, região de Capim Grosso- Bahia. Em uma pesquisa etnobotânica realizada em fevereiro 2007 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi verificado que mais de 50% das famílias de Jaboticaba trabalham com o licuri, e em muitas vezes esta atividade é a única fonte de renda de famílias inteiras. Observa-se no período da safra, entre os meses de janeiro a março, várias mulheres, homens e criaças quebrando licuri. Mais de 100 famílias estão envolvidas diretamente com a produção. Cada família produz uma média de 10 quilos por semana, chegando à uma produção média total de 1.000 quilos por mês em toda região.
Através da COOPES os produtos do licuri são comercializados na Sede da Cooperativa em Capim Grosso/Bahia e nas Feiras e Exposições de Agronegócios em vários Estados. O licuri também foi apresentado na Terra Madre – Itália e Brasília e foi muito prestigiado pelos visitantes do evento, devido os seus valores nutricionais.

Valores nutricionais do licuri
(CREPALDI e outros, 2001)

Lipídeos..................................... 49,2%
Proteínas .................................. 11,5%
Carboidratos ............................ . 13,2%
Na polpa de licuri o ß-caroteno é a principal vitamina encontrada.
REFERÊNCIAS
NOBLICK, L. R. Palmeiras das caatingas da Bahia e as potencialidades econômicas. Simpósio sobre a Caatinga e sua Exploração Racional, Brasília, DF, EMBRAPA, p. 99-115.
CREAPALDI, I. C. et al. Composição do fruto de licuri (Syagrus coronata (Martins) Beccari). Rev. Bras. Bot. V. 24, n2, p. 155-159, jun 2001.

1 Pesquisadora da UESB – genna@uesb.br
2 Presidente da COOPES – josa.alves@ig.com.br

Nenhum comentário: