segunda-feira, 16 de março de 2009

Grãos de Keffir

Grãos de Kefir - Produto Natural - Um probiótico que restaura a saúde
Em épocas antigas, nômades do leste europeu carregavam leite das cabras e dos outros animais em sacos de pele quando viajavam de um lugar a outro. A fermentação que ocorreu nos sacos transformou o leite em uma bebida grossa de original sabor, conhecida hoje como o kefir. Ao mesmo tempo em que a fermentação ocorreu, as bactérias e o fermento no saco combinaram com as proteínas do leite para dar forma a uma massa de micro-organismos vivendo e crescendo que foram usados para inocular um grupo novo de leite, assim produzindo mais kefir. Esta massa das bactérias/fermentos/e dos polysaccharides é chamada grão do kefir. São estes grãos que dão ao kefir o seu original gosto e as propriedades terapêuticas. Durante os séculos os grãos foram sendo distribuídos de pessoa a pessoa, somente eram entregues para alguém que compreendesse que o kefir e seus grãos são naturais e de grande importância para saúde.

Grãos do Kefir

Os grãos do kefir são irregulares na forma e em algumas maneiras assemelha-se a flores da couve-flor. São amarelos pálido/branco na cor e têm uma textura similar ao pudim de tapioca. As bactérias vivas e os fermentos crescentes e reproduzidos são encaixados em uma matriz dos polysaccharides e das proteínas do leite que fazem acima os grãos do kefir. Os microbiologistas estudaram os grãos para compreender melhor o que são, como crescem e se reproduzem e como fermentam o leite. Os grãos do kefir dos diferentes países têm misturas diferentes das bactérias e do fermento. Sobre 20 tipos de bactérias foram identificadas em grãos do kefir, incluindo brevis de lactobacillus, em libra do kefir, kefiranofaciens da libra, lactis de Lactococcus, e o leuconostoc vários tipos dos spp. do fermento foi encontrado também em grãos do kefir tais como o kefir do candida, o marxianus de Kluyveromyces e o saccharomyces cerevisiae.

Seja o gosto original desse kefir, textura e os benefícios para a saúde são o resultado das interações de todas as bactérias diferentes, fermentos e o polysaccharide em grãos do kefir. Estas interações complexas não são compreendidas inteiramente hoje em dia e são muito difíceis de reproduzir no laboratório. Os grãos do kefir contêm bactérias e fermentos vivos. Após o processo de fermentação, o produto final contem bastante bactérias vivas e os fermentos a ser considerado como um probiótico. Por causa da evidência crescente que o consumo de bactérias vivas pode ser benéfico à saúde, muitos consumidores estão atentos para adicionar produtos probióticos a sua dieta.

Benefícios do Kefir a sua Saúde

A história e a tradição do kefir são muito antigas. É igualmente antiga a sua reputação de ser bom para a saúde. É um produto facilmente digestível, e é uma boa fonte de proteína e de cálcio. O kefir pode conseqüentemente ser incluído como parte da sua dieta diária. Os russos o consumiam regularmente objetivando melhora da saúde total, dos ferimentos da guerra e das infecções por sua rápida recuperação da doença e do ferimento. A literatura científica e médica russa tem muitos artigos no uso do kefir para uma variedade larga das doenças e das infecções. É aparente que em países soviéticos o kefir esteve sendo usado no tratamento de úlceras pépticas, de doenças biliares, das enterites crônicas, da bronquite e de pneumonia. É habitual para pacientes nos hospitais russos receberem o kefir cada dia durante sua estada no hospital. As mães novas são incentivadas particularmente beberem o kefir e o kefir é usado freqüentemente como um alimento para os bebês russos após a fase de amamentação. Mostrou-se que as grãos do kefir têm propriedades anti-tumoral, anti-bacterianas e antifungos. Estas propriedades abrangentes podem explicar a razão para o uso do kefir no numeroso relato de curas das doenças.

O trabalho experimental realizado no Japão com cobaias mostrou que o consumo do kefir pode proteger o corpo de encontro a um desafio do câncer. Se o kefir for consumido antes da exposição ao câncer, a incidência dos animais que desenvolvem o câncer é reduzida. Se o kefir seguir após a exposição ao câncer o crescimento e a velocidade do crescimento do câncer estão reduzidos.

O efeito Probiótico do kefir

O kefir é um alimento complexo que contem bactérias vivas, fermentos e os produtos que estes micro-organismos produzem. O kefiran do polysaccharide é encontrado excepcionalmente no kefir, e alguns investigadores acreditam que o kefiran é o ingrediente ativo no kefir.

A maioria das bactérias encontradas no kefir não estão normalmente atuantes nos humanos, conseqüentemente, como outros produtos probióticos, todos os efeitos positivos do kefir podem somente ser conseguidos consumindo o kefir diariamente. Quando o kefir é consumido, a população das bactérias nos intestinos muda para incluir estas bactérias novas. Entretanto, quando paramos de consumir o kefir, a população das bactérias intestinais retornam ao seu estágio antigo dentro de alguns dias. A quantidade mínima de Kefir é de um litro por dia. Assim, ele evitará o depósito no intestino e prolongará a vida. Não prejudica a digestão porque é absorvido rapidamente no intestino e vai para o sangue.

Em doenças sérias e prolongadas, deve-se tomar meio litro (de cada vez): de manhã, Mostrou-se que as grãos do kefir têm propriedades anti-tumoral, anti-bacterianas e antifungos ao meio-dia e à noite. Um tratamento sério com o kefir deve ser de, no mínimo, 6 meses. Se você gostar, pode tomá-lo por toda a sua vida (isto prevenirá doenças e lhe dará maior qualidade de vida com baixo custo de tratamento).

Se alguém se interessar tenho a rama disponível, é só pedir....Mas tem que mantê-los vivos!


Fonte: Dr. Ted Farnworth, Ph. D., cientista sênior, centro de recherche et aliments do DES do développement et agricultura Canadá, St-Hyacinthe-Hyacinthe, Qu

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, ha muito tempo estou tentando conseguir amostras de kefir, por favou entre em contato comigo se for possível pelo email:
ca_matta@hotmail.com

Grata,

Francieli

Carlos Pontes disse...

Gostaria de adquirir o kefir. Como faço?

FlorAli Consultoria disse...

Olá Carlos Pontes, me envie um email no endreço florali.gc@gmail.com

FlorAli Consultoria disse...

Quem quiser Kefir pode me enviar um email no endereço florali.gc@gmail.com