sexta-feira, 21 de março de 2008

O Açaí!

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

O açaizeiro é uma palmeira originária das margens dos rios amazônicos.Palmácea delgada pode chegar à 30 metros de altura. Sua folhas são longas e de verde escuro, podem chegar à 2 metros de comprimento.Sua floração ocorre no período das secas que vai de setembro à dezembro. Sua polinização é feita por besouros que transportam o pólen das flores masculinas para as femininas. Sua produção anual é de 3 a 4 cachos sendo que cada cacho produz de 3 à 6 quilos da fruta.Sua dispersão é feita por pássaros que consomem sua polpa e descartam as sementes, em especial tucanos e papagaios.Tudo se aproveita da planta: caule, flores, frutos, folhas, além de produzir um palmito de excelente qualidade.Há séculos o açaí é consumido pelas etnias estabelecidas às margens do Rio Amazonas e seus afluentes.Sua maior produção está concentrada nas adjacências de Belém do Pará, obtendo a marca de 95% da produção Nacional. Somente na Capital, Belém, é consumido 200.000 quilos/dia de polpa de açaí. Hoje está enraizado na cultura dos povos estabelecidos nas Cidades do Nordeste. A polpa do açaí é consumida de diversas formas, tanto em pratos doces como em salgados, sendo ingrediente indispensável na culinária regional. A partir do Nordeste o açaí está avançando à passos largos nos mercados da região centroeste, sudeste e sul do Brasil. Somente no Rio de Janeiros são consumidos 500.000 quilos/mês de açaí, sendo que esta marca está evoluindo mês a mês. O açaí já ultrapassou as fronteiras do Brasil sendo muito consumido na costa leste dos USA, principalmente em Miami, o que está fazendo com que o açaí desperte interesses internacionais. Mais recentemente, respeitado industrial de Manaus fez uma grande descoberta sobra a castanha do açaí (caroço), que até então era descartadas como lixo após a despolpa.
Após torrada, a castanha moída pode ser adicionada ao café na proporção de 50%, o que reduz o ter de cafeína do café em até 80%, acrescenta inulina que é um açúcar especial para diabéticos, sem alterar a cor, sabor e cheiro do café. Desta mistura se obtém um café dietético de alta qualidade. Em análises de laboratório constatou-se que a castanha do açaí torrado é altamente rico em PROTEINA, FIBRAS, INULINA, ANTOCIANINA, TANINO, POLIFENÓIS E ANTIOXIDANTES. Além destas particularidades, a castanha do açaí torrada contem em torno de 12% de proteína que justifica sua agregação à ração animal aumentando a qualidade e diminuindo custos. Esse industrial requereu a patente do produto com o nome de A4.
A4 – 50% castanha do Açaí + 50 % de Café
Objetivando a extração do palmitojá existem grandes plantações intensivas de açaí no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo. Nas regiões sudeste e sul do Brasil, o açaí tem o seu consumo ampliado a cada dia em função de seu sabor, riqueza nutricional e alto valor energético.Por conter um alto teor de proteína, fósforo, ferro, potássio, magnésio, Vitaminas E, antocianinas e tocoferol, o açaí vem sendo consumido por pessoas que buscam uma alimentação natural saudável e que revertam em benefícios para a saúde física e mental.Pela sua composição o açaí é considerado um alimento bastante completo.Suas propriedades nutracêuticas provocam os seguintes benefícios à saúde humana:- é um excelente antioxidante natural, importante no combate aos radicais livres.- pela grande quantidade de fibras facilita o transito intestinal.- favorece a circulação sanguínea,- consumido juntamente com a vitamina C fornece grande quantidade de fósforo e ferro necessário às funções cerebrais e sanguínea.- excelente energético natural para pessoas que exercem funções de strees físico e mental.
Plantação Intensiva de Açaí para extração de palmito – Vale do Ribeira/SP
Nome científico
Euterpe Oleracea Mart
Nomes populares
açaí, açaizeiro
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL
VALORES NUTRICIONAIS DO AÇAÍ POR 100 GRAMAS DE POLPA:
Valor energético
247 Kcal
Proteína
7,2 g
Lipídios
17,92 g
Fibras
30,51 g
Cálcio
241 mg
Sódio
69 mg
Fósforo
119 mg
Ferro
2,4 mg
Potassio
1,185 mg
Magnésio
140 mg
Vitamina C
17 mg
Vitamina B1
0,67 mg
Vitamina B3
0,7 mg
Tocoferol
45 mg

Nenhum comentário: