quinta-feira, 3 de junho de 2010

Spirulina

Esta minúscula planta aquática colhe a energia do sol, desenvolvendo um manancial de nutrientes biodisponiveis. Foi a primeira forma de vida fitosintética a aparecer no planeta Terra, arquitectada pela nossa mãe natureza há 3.6 biliões de anos!

As algas verdes azuis (das quais, a spirulina é a mais conhecida) produziram então o oxigénio necessário na nossa atmosfera para permitir que formas de vida mais desenvolvidas pudessem evoluir.

Esta forma de vida imortal começou a despertar mais interesse na comunidade médica há cerca de 20 anos. A spirulina contem biliões de anos de uma bem sucedida sabedoria evolucionária codificada no seu DNA.

A espirulina fornece mais nutrição por m2 de cultivo do que qualquer outra forma de alimento. Pode ser cultivada em terrenos lodosos e terra infértil que já não pode ser usada para outras plantações. Produz 20 vezes mais proteína por m2 do que os feijões de soja, por exemplo.

Nenhuma outra alga foi sujeita a pesquisas tão intensas nos últimos 30 anos. Milhares de estudos foram levados a cabo.. Porquê? Parte da explicação advém do fato de, contrariamente às outras algas, a spirulina poder ser cultivada de forma económica em qualquer parte do globo. Em África existe já alguns projectos de combate à fome através da produção e distribuição desta alga aos carenciados. É um alimento tão concentrado em nutrientes que basta uma mínima quantidade para manter bem alimentados os mal nutridos. Lindo!

Benefícios:

A spirulina contem a mais poderosa combinação de nutrientes alguma vez conhecida em qualquer alimento.
É composta por:

· 60% de proteína vegetal, numa forma muito fácil de digerir, sem a gordura e o colesterol da carne. Cada vez mais pessoas estão a reduzir o consumo de carne e de lacticínios porque querem baixar o seu consumo de gorduras, colesterol e químicos presentes nestes produtos. A spirulina é o alimento com mais alta percentagem em proteína que se conhece até à data, contém todos os aminoácidos essenciais e como bónus, tem muito poucas calorias.


· Vitaminas essenciais e fito-nutrientes tais como:

- O antioxidante alfa e beta + caroteno com uma concentração 60 vezes mais elevada do que nas cenouras; se não consome as peças de frutas e vegetais recomendadas diariamente (e a maior parte das pessoas não o faz), obtenha o seu carotenóide natural através da spirulina para ajudar a apoiar as defesas do seu corpo.

- Os raros ácidos gordos AGL (acido gamalinoléico) presente no leite materno e que ajuda a desenvolver bebés saudáveis. Estudos demonstraram que a deficiências nutricionais podem bloquear a produção de AGL no seu corpo, portanto uma boa fonte dietética de AGL pode ser importante. A spirulina é a única outra fonte natural de AGL para além do leite materno.

- Ferro para a saúde das mulheres e crianças. É a deficiência mineral mais comum em todo o mundo. A spirulina é rica em ferro, magnésio a minerais de traço e é mais fácil de assimilar do que os suplementos de ferro.(Desde que seja acrescentado um suco de laranja,limão,mexerica junto para a assimilação)

- A spirulina é a fonte mais elevada conhecida de vitamina B12, essencial para tecidos e nervos saudáveis, especialmente importante para os vegetarianos e ainda mais os veganos. Nota: a questão da vitamina B12 é controversa porque embora um alimento possa ser rico nesta vitamina, muitas vezes o corpo não tem capacidade para assimilá-la; a vitamina B12 está presente no solo, portanto, só os alimentos cultivados em solos ricos podem contê-la. Os melhores nutricionistas do mundo, incluindo os que seguem uma dieta crudívora aconselham vivamente a suplementação de vitamina B12 para quem não consome produtos animais.

- Fitonutrientes pouco comuns importantes para a saúde e limpeza do organismo tais como sulfolipidos, glicolipidos e polisacarideos

A Spirulina dá-lhe energia suplementar, acréscimo nutricional assegurado, controle do peso e limpeza do corpo. Os atletas usam-na para uma melhor resistência e desempenho. Ideal e seguro também para crianças, grávidas e mães a amamentar. E para qualquer pessoa interessada em melhorar significativamente a sua saúde.

Como usar:

3 a 10 g por dia são suficientes para ver resultados significativos na melhoria da sua saúde. O consumo diário é recomendado. Podem ser tomadas em tabletes ou em pó. O seu sabor pode ser difícil para alguns, portanto a escolha é sua.

Muitas pessoas misturam-na em batidos de frutas para um pequeno-almoço rápido e super revitalizante ou a qualquer altura do dia misturado com sumos e batidos. Sempre na sua forma crua, sem nenhum tipo de aquecimento.

Como ela tem muita clorofila, ela oxigena o sangue, tratando e removendo impurezas, tanto no sangue quanto no fígado.

Mas atenção! Um alerta importante

Como tudo no Universo, principalmente da Alimentação existe vários tipos de spirulinas por ai. Desde as orgânicas cultivadas em mares limpos até aquelas que vem de mares extremamente poluídos, como se trata de algas, elas absorvem os nutrientes dessa água, se for de um mar poluído voce corre risco de estar intoxicando ainda mais seu organismo.
Tenha certeza que a spirulina tem realmente uma boa procedência!

Na história

A Spirulina apareceu, como forma de alimento humano, em períodos diferentes da história humana. Foi o alimento dos Astecas do México e tem sido a alimentação do povo Kanembu, da África Central (perto do Chade) durante séculos. Foi usada em partes do Sudeste da Ásia, há mais de mil anos atrás, em sopas, pastas para barrar e temperos.

Uma análise da literatura histórica revela que 25 amostras separadas de alga de água fresca foram recolhidas e ingeridas em 15 países diferentes, portanto está bem testada e é confiada por várias culturas diferentes.

Esta forma de vida interminável renovou-se a ela própria durante biliões de anos. Nos últimos 30 anos tem vindo a ser reintegrada na sociedade ocidental, a qual tem uma dieta, de uma maneira geral, pobre, e precisam definitivamente dela. Tem a forma de um espiral perfeito de Sprirulina e recolhe a luz do sol de uma maneira mais eficiente do que outras plantas vivas. Consumir “o verde” é a maneira mais próxima de consumir a própria luz do sol. Durante a história, esta planta incrível, alimentou milhares de pessoas em todo o mundo. Hoje e em todo o mundo, pessoas preocupadas com a saúde, consomem Spirulina. As pessoas começam a a perceber-se que a Spirulina, sendo o alimento vivo mais duradouro da natureza, tem muito para lhes oferecer.

Consulte
florali.gc@gmail.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

A Fina Flor de Sal

A fina flor do sal.
COLHIDA A MÃO NA SUPERFÍCIE DAS SALINAS E SECA AO SOL, A FLOR DE SAL ENRIQUECE O SABOR DOS ALIMENTOS DE FORMA ÚNICA, ALÉM DE SER FONTE INDISCUTÍVEL DE MINERAIS QUE GARANTEM A SAÚDE DO ORGANISMO
É naqueles dias mais serenos de muito calor que se forma à superfície das salinas uma película fina e delicada de cristais de sal. Esse presente que a natureza nos dá, depois de ser colhido a mão e seco ao sol, torna-se o sal mais premium do mundo, conhecido como flor de sal. O fenômeno só acontece nas tardes quentes de verão, quando a brisa toca a água do mar suavemente. Rara, de produção limitada e com um suave perfume de violeta, a flor de saltem sabor sublime e por isso é conhecida como "caviar do sal". O sal marinho é rico em sais minerais e tem um sabor diferente e equilibrado. Ao contrário do processado, é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre. Do oceano à salina, a água marinha segue concentrando a salinidade sob a influência do sol e do vento e, com isso, enriquece os cristais de sal com elementos minerais. Além de tornarem o sabor da comida ainda mais especial, os cristais finos e crocantes não passam por nenhum tratamento e são empacotados logo depois da secagem. Assim, a especiaria chega às mesas dos gourmets como uma fonte natural de minerais. Na França, onde estão algumas das salinas mais famosas, a colheita manual é feita pelos chamados fazendeiros do sal, os paludiers, artesãos que seguem uma tradição celta de mais de 2 000 anos e varrem a superfície da salina para colher a flor de sal. E, assim como ocorre com o vinho, a temporada do sal também acompanha o ritmo das estações. A produção acontece entre março e setembro. Durante o verão, quando o clima está favorável e o sal se cristaliza rapidamente por meio de evaporação, a coleta é diária. Já nos outros meses, torna-se um fenômeno raro. São necessários cerca de 80 quilos de sal marinho bruto para produzir 1 quilo de flor de sal O CHAMPANHE DOS SETE MARES Depois de sua colheita quase poética, a flor do sal se apresenta como iguaria nobre nos pratos mais sofisticados. E nesse momento se revela ainda mais especial. A flor de sal valoriza o gosto da comida, e seus cristais explodem e se dissolvem na língua. Ingrediente sofisticado na culinária internacional, "tudo o que é cru fica delicioso com flor de sal". o ingrediente "muda o sabor das comidas, deixa um gosto de iodo e de mar mas logo desaparece na boca". A flor de sal é branca, cristalina e úmida. . Além de ser utilizada pelos chefs dentro da cozinha, a flor de sal é ideal para ir à mesa no lugar do sal refinado. No Velho Continente, alguns clientes chegam a levar seu sal gourmet para os restaurantes.
SAL: UMA HISTÓRIA DE GUERRA E PAZ Desde tempos remotos o sal faz parte da história do homem. Já foi considerado o principal tempero e era utilizado pelos romanos como pagamento de empregados, originando assim a palavra salário. O sal passou a fazer parte da culinária não apenas para dar sabor aos alimentos - quando ainda não existiam geladeiras, ele conservava os alimentos impedindo a reprodução de bactérias. O sal tem tamanha importância na história do homem que, em 1930, quando Mahatma Gandhi caminhou 400 quilômetros até o mar para desafiar os britânicos que impunham o imposto do sal, o colonialismo começou a ruir. Em vários países o comércio de sal marinho era altamente lucrativo para os governos. A Inglaterra, que mantinha a Índia como colônia, impôs um imposto sobre o sal que levou Ghandi e milhares de indianos a caminhar até o mar para protestar e coletar seu próprio sal e não pagar as taxas inglesas. Já a pequena ilha de Noirmoutier, no litoral francês, com extensão de 18 quilômetros de comprimento por 4,5 de largura e produção de sal de mais de 1 500 anos, foi disputada por vikings, ingleses, espanhóis e holandeses. Ainda hoje produz sal marinho e flor de sal, colhida manualmente pelos souniers (coletores de sal) com uma pá tradicional. Assim como existem boas regiões produtoras de vinho, há diferentes áreas que produzem flor de sal, com seus próprios sabores e variados aromas. Os principais produtores são os franceses, que produzem a flor de sal de Guérande e de Noirmoutier, os portugueses, em Algarve, e os ingleses, que fazem o sal Maldon. A Companhia das Ervas também passou a coletar flor de sal nas salinas de Mossoró, no Rio Grande do Norte, considerada de primeira qualidade. A colheita é peneirada, purificada e depois aromatizada naturalmente com ervas e especiarias. A nossa flor de sal é indicada para temperar saladas, suflês, batatas assadas, ovos ou para ser consumida com azeite e pão. A única diferença entre o produto nacional e os estrangeiros é que no Brasil, devido à legislação, existe a obrigatoriedade de adicionar iodo. "Porém, nos sais que vêm do exterior isso não é obrigatório, e assim mesmo eles entram no país". Segundo o Inmetro, instituto que regulamenta a qualidade dos produtos industrializados, o iodo é essencial para o ser humano porque regula o crescimento e o desenvolvimento do organismo. A insuficiência desse nutriente pode causar bócio, doença que hipertrofia a tireóide. Por isso, na década de 70 foi decretada como obrigatória a adição de iodo ao sal para prevenir a carência na população brasileira. Ao Brasil eles chegaram há pouco tempo. O sal ainda é difícil de ser encontrado e por isso é tão caro. Na Europa, onde a flor de sal é vendida pura, isenta de metais pesados e pesticidas, a certificação de alta qualidade é atribuída pela associação francesa Nature et Progrés, que atesta a qualidade ambiental das salinas e o valor alimentar do produto. Outra diferença entre a flor de sal e os produtos refinados está no formato dos grãos. "Os de sal de cozinha são processados como pequenos cubos para passarem facilmente pelos saleiros. Já os de sal marinho possuem formato irregular, de pirâmide ou flocos, e por isso se dissolvem mais rapidamente que os cristais de sal comum", ."A flor de sal possui os elementos que o sal refinado não contém, porém em pequenas quantidades. O sal comum, do ponto de vista nutricional, é fundamental para a saúde humana por causa do iodo, um elemento químico importante para o desenvolvimento físico e mental", . Também de acordo com nutricionistas, ingerir de 6 a 7 gramas de sal por dia é essencial à boa saúde